segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O que é um discípulo?

No domingo a tarde estava folheando uma apostila que minha irmã me emprestou sobre Intercessão. Senti tanta sede e tanta vontade da presença de Deus que não me contive e abri a bíblia para ouvir Ele falar comigo. A primeira palavra que veio foi:

“Todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo que tem, não pode ser meu discípulo”.
(Lc 14. 35)

 Achei estranho porque parecia que tinha acabado de ler aquilo em outro lugar. Batata. Peguei a apostila e era exatamente isso que tinha lido.
Existem cinco características que Jesus quer ver em um discípulo:
1) Amar a Jesus sobre todas as coisas
2) Renunciar a tudo quanto tem
3) Obediência à palavra de Deus
4) Amar como Ele amou
5) Multiplicar a vida de Jesus

Algumas coisas são mais difíceis alcançar do que outras. Na verdade isso é muito pessoal e o diabo conhece nossas fraquezas e sabe o que é mais difícil para cada um de nós. Quero tanto ser uma discípula do Senhor, que o agrade em todo tempo, mas sei que ainda tenho tantas fraquezas e tantas coisas para mudar. Por isso humildemente lhe peço Senhor, me ajude a me libertar de tudo aquilo que me impede de ser sua discípula, pois eu quero te agradar Senhor e quero alcançar seu coração.

Faça a sua oração também pois com sinceridade conseguimos tocar o coração de Deus.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

No sol ou na chuva, louve ao Senhor


Como muitos sabem janeiro é um mês chuvoso e em grandes cidades como São Paulo alguns minutos de chuva forte deixam a cidade de perna pro ar. Moro aqui há sete anos e nunca senti esses efeitos na pele como no último final de semana.

Chovia muito e eu e meu marido estávamos dentro do carro tentando voltar para casa. Vimos que vários carros estavam parados diante do que parecia para nós, uma grande poça. Achamos que dava para passar tranquilamente por ali e fomos. Logo nos primeiros minutos vimos que não seria tão fácil assim e que corríamos o risco de virar manchete de jornal, como tantos outros carros que param no meio da rua que se transforma em um verdadeiro rio.

A água batia na metade da porta e olhando para trás só via um outro carro que também se arriscou e pude ter noção da grande enrascada em que estávamos. Mas Jesus estava dentro do nosso carro. E não permitiu que ficássemos ali. Assim que saímos daquela rua, com as pernas bambas, só conseguia agradecer a Deus por ter nos poupado. Poderia estar nervosa, frustrada com a prefeitura, com as pessoas que jogam lixo do chão e colaboram com isso, mas não, dei glórias a Deus, porque ele cuida de nós a todo instante.

O louvor é o idioma do reino da luz e a murmuração é o idioma do reino das trevas. Faça a escolha certa nos momentos difíceis e opte por louvar a Deus em toda e qualquer situação.

“ E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”. (Rm 8:28)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mão amiga


Há menos de um mês presenciei uma entrevista maravilhosa, um verdadeiro testemunho de vida. Um rapaz, de quase trinta anos, chamado Marcos Lopes, contava que foi criado em uma das favelas mais perigosas de São Paulo. Mesmo pequeno, ela já pulava com naturalidade os corpos executados depois de uma noite agitada na região. E como já dava para imaginar, com menos de 14 anos ele já manuseava armas e traficava. Segundo Marcos, uma criança que vive na favela se sente inferior as demais e a droga, quase sempre, é um refúgio para elas. Quando se drogam ficam “descolados” e quando entram para alguma facção sentem-se importantes.

Ouvindo isso, não conseguia parar de pensar onde eu estava quando aquela criança, talvez o próprio Marcos, queria ouvir que era importante, queria um estímulo para estudar, um abraço que demonstrasse que ele não estava sozinho. Onde eu estava quando aquela criança queria apenas uma mão amiga que pudesse confiar. Onde eu estava quando aquela criança precisava ouvir que existe um caminho diferente para seguir.

Infelizmente é essa a realidade de muitos pequenos que se vêm sem escolha, sem perspectiva, sem lugar no mundo. Depois de perder muitos amigos, a maioria com menos de 25 anos, Marcos decidiu sair daquela vida. Mas contou com mãos amigas, como a de Tia Dagui, que tem um trabalho voluntário que ajuda a tirar crianças das drogas.

As nossas mãos podem fazer muito mais do que escrever ou digitar, as nossas mãos podem amparar, podem ajudar a tirar crianças tão inocentes do abismo. Hoje, Marcos se tornou como uma dessas mãos amigas e ajuda a tirar crianças da sua própria comunidade das drogas. Se tornou professor, é mediador de conflitos em área de risco e acabou de publicar o livro, Zona de Guerra. Seu sonho antigo de virar escritor, já é realidade. Mas podia ser tudo diferente se não houvesse uma mão amiga. E a propósito, onde está a sua agora?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Promessa: a de Deus se cumprirá e a sua?


Ontem eu e meu marido estávamos conversando sobre as promessas de Deus para nossas vidas. Lemos uma passagem em Hebreus 6: 13 - 17 que fala o que Deus prometeu a Abraão: que o abençoaria e multiplicaria a sua descendência. Deus queria deixar claro para seu servo que cumpriria essa promessa e por isso jurou que a tornaria realidade. Jurou por si mesmo, já que não havia ninguém superior a Ele para jurar.

Ficamos meditando e pensando em quanto Deus é Fiel e que sempre cumpre o que promete. Pensei nas coisas que Ele já cumpriu em minha vida e pensei nas muitas outras que ainda estão pendentes mas que no tempo certo virão. Mexeu comigo o fato do próprio Deus fazer um juramento para provar que cumpriria o que estava falando.

Mas o que mais me incomodou foram minhas lembranças das promessas que eu tantas vezes faço e não cumpro. O que Deus promete é fato, quase irrevogável. Mas quando prometemos que seremos melhores, quase sempre caímos. Quando afirmamos que buscaremos mais sua presença é só vir o sono que desanimamos. Fazemos promessas o tempo todo. Infelizmente nem sempre elas se tornam realidade.

Não tenha dúvida da fidelidade do Senhor. Não tenha dúvida que ele cumprirá o que prometeu. Ele não é homem para que minta ou filho do homem para que se arrependa. Mas se preocupe sim, com as promessas que você tem feito a Ele. Essas sim, são passíveis de não acontecerem se não vigiarmos.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Câmera, luz, Jesus!


“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2:9)

Nossa vida é como o enredo de um filme. Algumas pessoas vivem como em um romance, outras transformam tudo em uma verdadeira comédia e existem aquelas que vivem passando por dramas que quase viram um filme de terror.

Já fiz tantas situações se transformarem em momentos dramáticos e muitas vezes não entendia por que as coisas tinham quem ser daquele jeito. A gente só passa a entender tudo quando tiramos o papel de Deus de mero expectador e o transformamos em diretor desse longa metragem que é a nossa vida.

Quando Deus fez o esboço desse roteiro, Ele pensou em coisas grandes, em momentos felizes, pensou em amor, em momentos de dedicação e adoração a Ele, porque fomos criados para isso: para o louvor da sua glória.

Se as coisas não estão como você deseja, provavelmente é por que você deu ao seu criador um papel pequeno enquanto deveria ter dado o maior de todos. Não menospreze essa direção tão sábia e eficaz. Não tire da sua vida alguém que sempre fez questão de ficar, que estava ao seu lado quando você nasceu, que está agora e que vai estar enquanto você existir. Ele não quer só olhar, ele quer ter liberdade para agir. E creia, Ele é capaz de transformar sua história no mais belo filme que você já viu.

sábado, 1 de janeiro de 2011

O começo do começo

A maioria das pessoas começam o ano novo com os corações cheios de expectativa. Parece que a virada do calendário nos dá a esperança de que podemos mudar a nossa vida. Esta virada não será como as outras para mim. Já desejei passar no vestibular, desejei a formatura, desejei o casamento. Mas este ano eu quero mais. Quero algo muito mais rico e mais consistente do que qualquer coisa nessa terra. Quero conhecer melhor meu criador. O Senhor que está sempre a minha espera.

Sei que em muitos momentos não estive tão aberta ou estava preocupada com tantas coisas que não fui capaz de perceber que ele sentia saudades de mim.
Este blog é uma tentativa de fazer tudo diferente. Quero me fortalecer ao escrever cada post, quero compartilhar as maravilhas de Deus na minha vida, quero ser benção para você e quero que você seja benção para mim. E se conseguir atingir ao menos uma pessoa, terei cumprido minha missão.

A ideia do blog veio depois que entrevistei um moça que tem um blog sobre casamento. Ali ela desabafa, dá dicas, compartilha. É o hobby dela. Voltei para casa pensando que também podia fazer algo parecido. A ideia me soou muito bem. Mas não tinha o mais importante: o tema dessa jornada. Pensei nos assuntos que gosto e domino mas nada me veio a mente. Até que como um estalo lembrei o quanto sinto falta de refletir e compartilhar coisas simples, e também grandes, que Deus faz na minha vida. É essa a ideia.

Com a nossa correria diária, pouco paramos para conversar, desabafar, dar atenção a alguém que passa ao nosso lado que precisa apenas de alguns minutos de consolo. E por que não usar a internet como ferramenta para isso? Já tem gente usando para tanta coisa. Você clica e de repente consegue informações sobre coisas que jamais imaginaria ter, bem ali na sua frente. Mas eu posso fazer a diferença. Posso usá-la a favor do Rei dos Reis. Posso usá-la para abençoar você e a mim também. E é isso que irei fazer. É esse meu desejo de começo de ano.

Sei que não estou sozinha. Deus é o convidado de honra. E têm também algumas colunas de oração espalhadas por aí intercedendo por você que vai ler cada palavra aqui. A confirmação de que isso vem do coração de Deus se concretizou quando ele confirmou no meu coração a palavra que diz: “ Tudo que ligardes na terra será ligado no céu...porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome ali estarei”. Acho que ainda somos poucos mas Deus, com certeza,  já está aqui. Pelo menos duas vezes por semana estarei com vocês. Cada um que me lê agora é meu convidado de honra nesta jornada.